Feira de negócios agropecuários da capital deve gerar R$ 7 milhões
Com o objetivo de estimular e propagar o trabalho do produtor rural, Belém vai sediar a terceira edição da Feira de Negócios Agropecuários de Belém (Fenabel), entre os dias 18 a 21 de abril. O evento deve gerar mais de R$ 7 milhões em negociações, seguindo o saldo do ano passado.
A expectativa dos organizadores é receber dez mil pessoas nos quatro dias de programação. Para José Rafael Moura, diretor da Fenabel, o evento vai aproximar estudantes de escolas públicas, crianças, universitários e adultos da realidade do campo. “Vamos trazer à cidade um pouco do agronegócio. Fazer o elo do produtor, que está produzindo o que consumimos, com a população local”, adiantou.
A Feira tem apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Para o presidente do Sistema Faepa, Carlos Xavier, o belenense não tem a noção da produção rural no Estado, por isso o evento é uma vitrine que apresenta as potencialidades do Pará na agropecuária e aproxima o homem urbano da vida no campo. “Atualmente, o Pará tem o quarto maior rebanho bovino do páis, o primeiro bubalino, o primeiro em pesca artesanal e, temos também, recorde na produção de cacau, óleo de palma, açaí, abacaxi, mandioca e pimenta do reino. Vamos avançar e isso é uma questão de tempo”, avalia Xavier.
Frutificando
Por meio do projeto Frutificando Saberes e Sabores no Campo, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), capacitará agricultores familiares e pessoas envolvidas em diversas cadeias produtivas. Haverá cursos na unidade móvel de Frutas (Despolpamento de frutas, Doce de corte de goiaba, Doce de bacuri, Compota de abacaxi/manga, Geléia de graviola, Doce de açaí, Despolpamento de açaí e Doce de cupuaçu com jambú) e Panificação (Pão de Rosca, Pão de Rosca Salgado (Jambú + Queijo Marajó), Folhados Regionais (Bacuri), Folhados Regionais (Mussarela de Búfala), Pão de jambú, Pão de açaí, Cupcake de cupuaçú e Cupcake de açaí), com visitação e degustação da produção do dia.
“O objetivo da iniciativa é promover e apoiar ações que fortaleçam a cadeia produtiva das frutas regionais com ênfase na melhoria do processo de verticalização das cadeias produtivas, resultando na apresentação de produtos diversificados. O nosso propósito é propiciar à população meios de verticalizar a produção local, agregando valor à matéria-prima e desse modo gerando mais emprego e renda”, explica o superintendente do Senar, Walter Cardoso.
Além disso, o Senar também realizará curso de Inclusão Digital Rural.
Programação
Durante a Feira, serão realizadas palestras com os principais temas da agropecuária, como o melhoramento genético, confinamento de animais, manejo de pragas e pastagens, agricultura de precisão. Na sexta-feira, 20, às 20h, acontece o IV Leilão Jutaí & Vovó–Mangalarga Marchador com transmissão online. No sábado, 21, de 10h às 20h, terá o Carnívoros Premium, com 1,5 tonelada de carne de primeira nas mãos de 16 chefs churrasqueiros, inclusive uma dupla paulista feminina, Joana e Aline. Embalo ao som de Renan Chady, Willian César e Cristiano, Projeto 3 e Barba Azul. Ingressos: homem (200 reais) e mulher (150 reais), com open bar e open food. Tudo no Parque de Exposições de Belém.
Confira a programação completa no site http://ruralbook.com/fenabel/