O Beneficiamento Primário de Plantas Medicinais possibilita a execução das várias etapas necessárias para o cultivo de forma adequada. Fazem parte desse processo indispensável a pré-limpeza, a secagem e a pós-secagem. O tema atenderá produtores do município de Marapanim e integra a lista dos mais de 50 cursos que estão sendo disponibilizados até a próxima sexta-feira, 5. A iniciativa do Sistema Faepa /Senar beneficiará mais de 1.500 pessoas, por meio de 128 turmas voltadas para o desenvolvimento do agronegócio no Estado.
Segundo o instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e farmacêutico, Paulo Couto dos Santos Júnior, atuar no município de Marapanim é garantir mão de obra qualificada para os alunos da turma, pois o modo como eles vem operando as plantas medicinais ainda são precárias para a região.
“Percebo que a maioria dos produtores rurais vêm utilizando as plantas de forma errada. A partir dos conhecimentos adquiridos no curso eles aprenderão a fazer a colheita, o manuseio e o aproveitamento correto e assim passarão a produzir xaropes, infusões, tinturas, decocção, entre outros. Além disso, o uso dessas plantas se torna mais uma opção de medicação para uso próprio ou comercialização”, explicou.