Com o intuito de aumentar a representatividade dos líderes comunitários em seus lugares de atuação, o curso de “Educação Para Organização Comunitária” está sendo ofertado pelo Sistema Faepa/Senar entre os dias 18 a 22 de outubro, no município de Ananindeua. Haverá ainda mais 50 tipos de cursos ofertados em vários municípios de todo o Estado, por meio de 147 turmas que irão proporcionar aprimoramento profissional a quase 1.800 pessoas.
A instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Isabela da Silva, ressaltou que esse tema tem grande importância para o desenvolvimento do setor produtivo no campo. “Através do curso, os alunos aprenderão a diferenciar os benefícios de uma associação e de uma cooperativa. Assim, terão a possibilidade de direcionar os seus esforços ao que lhes trará mais vantagens futuramente”, pontuou.
Entre os ensinamentos propostos, Isabela destacou que “é fundamental aprender a organizar a comunidade, saber onde e como surgiu o cooperativismo e no que esse direcionamento técnico vai ajudar esse grupo de pessoas. Também serão repassados a esses alunos, todos os trâmites para a formação de uma cooperativa”, explicou.
Segundo a instrutora, a grande maioria dos inscritos no curso já atua como líderes comunitários em Ananindeua e que a viabilidade de orientação por meio da capacitação irá melhorar a gestão dos negócios e gerar uma maior rede de contatos.