Com o objetivo de proporcionar um novo caminho para a mudança de vida de adolescentes em cumprimento de medida de internação provisória, o Sistema Faepa/Senar promove a partir desta segunda-feira, 18, o curso de Jardinagem, no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), localizado no distrito de Icoaraci. A iniciativa será possível em virtude da parceria com a Fundação Papa João XXIII (Funpapa), a fim de proporcionar Assistência Social em atendimento às pessoas que vivenciam situações de violações de direitos ou de violências.
A capacitação será destinada a 24 pessoas na faixa etária entre 16 a 24 anos, nos turnos da manhã e da tarde. A instrutora do curso e Engenheira Agrônoma, Aline Sardinha de Souza explicou que a escolha dos alunos em participar do treinamento se dá pela afinidade com o tema, e que grande parte do público já teve algum tipo de experiência com a Jardinagem no passado.
A instrutora contou ainda que serão 10 dias de treinamento, e dentre os diversos temas abordados, os alunos aprendem as várias formas de plantar, com a utilização de sementes, raízes, galhos e folhas. O conteúdo programático também engloba os temas sobre a construção de viveiros, o controle de pragas e de doenças e a melhor forma de precificação e de comercialização dos produtos.
“É um grande desafio, mas que está sendo muito gratificante. É nítido o desenvolvimento dos alunos quando comparamos o comportamento deles no primeiro e no último dia de curso. Além dos aprendizados técnicos, os participantes concluem as capacitações preparados para o mercado de trabalho e com uma nova postura que os beneficia também em entrevistas de estágio”, avaliou.
No último sábado, 16, finalizou o curso de Produção de Mudas. Desta vez, o público estava na faixa etária de 15 a 17 anos do Centro de Internação do Adolescente Masculino (CIAM) que participaram no turno da manhã. Durante a tarde, o curso foi realizado no Centro Socioeducativo Masculino (CSEM) em atendimento a faixa etária de 16 a 18 anos.