Na quinta-feira, 23, produtores rurais do município de Terra Alta participaram de reunião para apresentação projeto do Sistema Faepa/Senar Itinerante, com o objetivo de mostrar para as entidades locais do agronegócio o roteiro de sugestões para a elaboração do planejamento municipal do setor rural e agroindustrial, realizado de forma participativa e com integração institucional. A iniciativa propôs a elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural e Agroindustrial (PMDRA), contemplando os produtos de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Na ocasião, estiveram presentes os dirigentes e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Terra Alta, Marcelo dos Reis Soares, os assessores técnicos da Faepa, Celso Botelho e Lahire Dillon e o assessor Sindical da Faepa, João Conceição Filho.
De acordo com o assessor técnico do Sistema Faepa/Senar, Celso Botelho, o PMDRA foi elaborado com a finalidade de otimizar recursos financeiros com as ações integradas com as instituições do agronegócio instaladas nos municípios. “A iniciativa vai promover estratégias de curto, médio e longo prazo que orientarão várias gestões municipais, norteando o orçamento municipal na aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias do município e que são voltadas para o agro”, explicou.
As ações itinerantes são realizadas pela equipe de assessores do Sistema Faepa/Senar que com palestras sobre os serviços oferecidos pelo SENAR/PA e técnicas de planejamento pretendem colaborar com a definição de ações estratégicas voltadas para o desenvolvimento dos setores primários e secundários, diretamente ligados com as principais cadeias produtivas do município, tendo como consequências o incremento do setor terciário, dinamizando a economia local.