Deu início na manhã desta terça-feira, 15, o 55° Encontro Ruralista com foco no tema: “O Agro não para”. O encontro, que acontece duas vezes ao ano, ocorre em paralelo à Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), cuja pauta foi publicada no Diário Oficial do Estado do Pará, sendo também o primeiro texto a ser lido no inicio do evento que ocorre, presencialmente, no Palácio da Agricultura.
Em virtude da necessidade de distanciamento para o combate do Covid 19, o evento está sendo acompanhado online, prioritariamente, via Mett, por líderes sindicais do Brasil, alguns dos delegados representantes de 132 Sindicatos, coordenadores de 10 Núcleos Regionais, assessores técnicos sindicais, diretores, técnicos, palestrantes, autoridades e convidados.
Na composição da mesa inicial estiveram presentes o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Carlos Xavier, o vice-presidente da Faepa, Vilson Schuber, o diretor do Fundepec, Fernando Vasconcelos, o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Walter Cardoso, o secretário Extraordinário de Produção do Estado do Pará, Giovanni Queiroz e o diretor da Faepa, Alfonso Rio.
Em consonância com a programação foi apresentado um vídeo referente ao “Manifesto CNA/Senar – Alimentar é Construir o Futuro”. Em seguida o diretor do Fundepec, Fernando Vasconcelos, apresentou a prestação de contas do exercício do ano de 2020.
Na sequência do evento, na segunda composição da mesa estiveram presentes o reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Marcel Botelho, o presidente da Associação Comercial do Pará (ACP), Clóvis Carneiro, o presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Soure, Hildegardo Nunes, a produtora rural e autora do livro “Eu sou Marajó”, Eva Abufaiat e o diretor das Fazendas Reunidas Aruãns, Leandro Daiher.
Em seguida, o presidente da Associação Comercial do Pará (ACP), Clóvis Carneiro, fez a leitura da moção referente ao atendimento de medidas no combate ao aumento de roubo de gado na região do Marajó.
A moção destinada ao Governo do Estado, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), as polícias Civil e Militar e ao Ministério Público, pede o banimento das infrações no Marajó. Além disso, foi reiterada a necessidade de ações que combatam a situação preocupante mencionada na moção sobre o abatimento do gado roubado ou furtado não considerando as medidas sanitárias e colocando em risco quem consome o mesmo.
A programação seguiu com ênfase na região do Marajó enaltecendo o trabalho da autora do livro “Eu sou Marajó”, Eva Abufaiat, que autografou alguns exemplares por ocasião do evento. O presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Soure, Hildegardo Nunes e o reitor da Ufra, Marcel Botelho enfatizaram a importância da escrita do livro sobre o Marajó em virtude da importância e do potencial da região para o Estado do Pará.
“Precisamos dar ênfase ao Marajó. Estamos trabalhando no Projeto Abrace o Marajó. Há também muitas ações sendo realizadas pela coordenação de Núcleo do Marajó. Estamos ainda com as tratativas e reuniões que visam a construção de pontes para facilitar o acesso ao Marajó com perspectiva de inauguração para o ano de 2025”, informou o presidente da Faepa, Carlos Xavier.
Eva Abufaiat enfatizou que o Encontro Ruralista está sendo um dos dias mais felizes da sua vida. “Lançar um livro é muito emocionante e eu tive todo o auxílio da Faepa. É um belíssimo trabalho atender a ajudar os produtores rurais. Neste dia também estou sendo elogiada pelos meus ex-alunos Hildegardo Nunes e Marcel Botelho, o que evidentemente é muito gratificante. A mensagem que deixo para os produtores rurais é que continuem lutando”, enfatizou.