Diversas cerimônias de abertura foram realizadas em cidades da região da Transamazônica com o propósito de dar início ao projeto AteG Mais Cacau do Sistema Faepa/Senar que irá contemplar 250 produtores rurais dos municípios de Altamira, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará e Placas. A iniciativa atenderá ainda 250 propriedades rurais, a partir desta segunda-feira, 7.
O projeto é um convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), por meio do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau). Inicialmente serão atendidos 250 produtores rurais por um período de dois anos e em seguida mais 250 produtores pelo mesmo período anterior. Os recursos utilizados para a efetivação do projeto são divididos em 50% de investimentos do Sistema Faepa/Senar e 50% do Funcacau.
As aberturas tiveram início no município de Altamira na região do Assurini, onde estiveram presentes o gerente da Assistência Técnica do Senar/ Pará, Dácio Carvalho, o secretário Adjunto da Sedap, Lucas Vieira, integrantes da Ideflor-Bio e da prefeitura de Altamira e associações locais.
O gerente da Assistência Técnica do Senar/ Pará, Dácio Carvalho, contou que na abertura do projeto AteG Mais Cacau no município de Brasil Novo estiveram presentes integrantes do Sindicato de Produtores Rurais e da Prefeitura de Brasil Novo. “Nessa ocasião, aproveitamos a oportunidade para formar a comissão provisória para a organização do Sindicato de Brasil Novo e neste mesmo dia foi assinada a portaria”, detalhou.
Na abertura do projeto AteG Mais Cacau no município de Placas também foi eleita a comissão para a formação do Sindicato Rural do município. “O intuito de essas comissões serem formadas é de fortalecer os sindicatos rurais. Sendo assim fizemos anteriormente várias reuniões com os núcleos regionais para chegarmos às tratativas das portarias de formação das comissões”, explicou o gerente da Assistência Técnica do Senar/ Pará, Dácio Carvalho.
Na cerimônia do município de Medicilândia participaram o presidente do Sindicato de Produtores Rurais, Ivan Dantas, o presidente da Câmara Ney Teixeira a vice-prefeita Maria da Penha e da Sedap, Luis Otávio.