Na manhã desta terça-feira, 1°, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Carlos Xavier apresentou a integrantes da Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa) o “PROPARÁ – Agronegócio Competitivo”, com objetivo de propor parcerias, a fim de integrar e aprimorar ações estratégicas para a retomada do crescimento econômico pós-pandemia.
Durante a apresentação foi destacado a importância da conscientização ambiental, a necessidade de política de Integração da Amazônia, o contexto atual e as potencialidades do Pará, além disso, citou as metas e as dimensões do programa.
Xavier explicou ainda que “o PROPARA só será possível se alcançar o ciclo que envolve a melhoria da produtividade, visando a realização de ações concretas para garantir segurança jurídica e as condições mínimas de desenvolvimento de sua atividade na infraestrutura e nos ambientes de inovação tecnológica”, explicou.
O titular da Faepa detalhou ainda a importância de ações logísticas com investimentos estruturantes, destinados a atender 1,2 milhão de km2. “O Estado do Pará impõe desafios para a produção, o que exige recursos em larga escala para fazer frente a portos, estradas, ferrovias e hidrovias; segurança jurídica fundiária e ambiental, adequação fundiária e ambiental da propriedade e das atividades produtivas do Estado”, pontuou.
Na oportunidade também explicou sobre as ações importantes desenvolvidas pela “Estação Cidadania” que tem atendido produtores rurais do Estado com a finalidade de proporcionar a atuação conjunta de instituições parceiras do agro que possam contribuir para o fortalecimento do setor produtivo agropecuário na região.