Com vistas a alavancar o emprego e a renda na região do Marajó, o Sistema Faepa/ Senar, em parceria com a Embrapa Amazônia Oriental/ Napt Marajó e BioTec Amazônia, apresentaram na manhã desta quarta-feira, 4, a primeira versão do Plano para o Desenvolvimento do Arquipélago do Marajó-PPDA Marajó. O encontro ocorreu na Sala Vip Dom Vicente Zico, no primeiro andar do Palácio da Agricultura. Diversos produtores marajoaras participaram do evento.
De acordo com o pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental/ Napt Marajó e BioTec Amazônia Ribamar Marques, o plano prevê um trabalho voltado para todas as cadeias produtivas que são polos de produção do Marajó, como por exemplo búfalos, arroz, milho, feijão e mandioca.
“Esse plano já foi discutido com as prefeituras e grande parte da classe produtora. Hoje estamos afinando as informações com os órgãos representativos do setor público agrícola. Estamos na fase de finalização, sendo que três secretarias de Governo já dispõem do plano”, explicou.
O produtor de búfalos na região do Marajó, no município de Ponta de Pedras, Leão Castro disse que a reunião é importante, pois está sendo mostrada uma nova realidade. “O Governo está interessando pelo Marajó com foco também na parte da população mais fragilizada. O plano possui ações sociais, e não só medidas voltadas para as cadeias produtivas. Por isso é uma iniciativa significativa e que atenderá todos da região do Marajó”, analisou.