O consultor de Logística da CNA, Luiz Fayet e o gerente de Planejamento de Mercado da Companhia Docas do Pará, Ricardo Medina palestraram na manhã desta quarta-feira,4, com o objetivo de informar os líderes sindicais sobre o tema “Logística de Transporte – Projetos Estruturantes”.
De acordo com Luiz Fayet há falta de portos e rodovias no Estado, sendo assim acredita que se essa questão for resolvida haverá uma melhora substancial no lucro destinado ao produtor rural. “Hoje, parte da receita que o produtor rural teria direito de receber está gastando em fretes maiores para mandar as mercadorias para Santos e Paranaguá. O ideal era sair do Estado, mas para isso precisamos resolver uma série de medidas”, explicou.
“Por isso, convido a todos para fazer um mutirão no sentido de alertar os políticos a fim de resolver essas questões. Com o aumento da capacidade portuária no Estado haverá melhora nas condições das rodovias que abastecem Miritituba, por exemplo, e consequentemente, maior rendimento financeiro para os produtores rurais”, detalhou.
Ricardo Medina, da Companhia Docas do Pará disse que no Estado, a produção de grãos no meio Oeste é uma realidade que tem gerado benefícios para o Brasil. “No Pará, a perspectiva é que a safra de grãos cresça, e com isso a necessidade de escoamento pelos portos do Estado. Então apresentei o terminal de Outeiro como alternativa para compor as várias opções e assim aumentar a viabilidade do escoamento dos grãos”, informou.