O desenvolvimento e verticalização da cadeia produtiva do açaí é o principal objetivo do Açaizal – Feira de Negócios do Açaí – a ser realizado nos dias 21,22 e 23 de novembro no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia. Em virtude do evento que tem como expectativa receber 980 produtores de açaí, na manhã desta sexta-feira, 25, foi realizado o lançamento da Feira, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), a fim de apresentar uma prévia da programação que contará com palestras, workshops e seminários.
A iniciativa do evento é do Governo do Estado, em ação conjunta com a Instituto Brasileiro de Açaí (Ibra), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep) e Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa).
Além de potencializar a produção do açaí, o evento prevê ainda o desenvolvimento de ações nas subcadeias, como a mandioca, peixe e farinha, além de fomentar e estimular a produção de forma adequada, discutir sustentabilidade, mostrar para o mundo que o fruto, símbolo da Amazônia e mais especialmente do Pará, pode e deve ser um motivo para se compartilhar tecnologias.
De acordo com o presidente da Faepa, Carlos Xavier “o açaí pode contribuir para o desenvolvimento do Estado. A união dos setores tem como perspectiva a transformação do produto, a partir do entendimento das potencialidades do Pará. O açaí é uma delas”, destacou.
O presidente da Ibra, Arnaldo Silva analisa que o Açaizal será uma mola propulsora para desenvolver ações que estimulem a produção e comercialização do açaí. “O evento conseguirá reunir todos os setores de grande representatividade. Isso irá proporcionar a melhora na qualidade do produto, a indústria terá a possibilidade de crescer mais e a produção terá mais reconhecimento. Na ocasião os participantes terão como ver os equipamentos e a possibilidade de trocar conhecimento sobre o assunto”, explicou.