Com o objetivo de alertar aos temas relacionados ao Setembro Amarelo, campanha brasileira de prevenção ao suicídio, dirigentes e funcionários do Sistema Faepa/Senar participaram de uma apresentação com o tema “Valorização a Vida”, na manhã desta sexta-feira, 27. A palestrante foi a mestre e psicóloga Ana Sylvia Colino, que na oportunidade detalhou os processos que podem levar ao suicídio, a importância da prevenção e das boas relações no ambiente de trabalho.
A palestrante, Ana Colino, parabenizou os dirigentes da Faepa pela iniciativa que considera de extrema importância no momento em que o país se encontra com uma série de casos de suicídio. “Temos que falar mais sobre a temática da dor e do sofrimento humano, pois devemos valorizar a vida. Muitas pessoas estão desistindo de viver, mas não por que não querem, e sim porque estão em muito sofrimento e precisam de ajuda. Por isso a importância de abrir esse dialogo”, explicou.
De acordo com a psicóloga de 10 a 20% das crianças e adolescentes apresentam algum tipo de transtorno mental. “Devemos nos cuidar e ajudar os outros, e lembrarmos sempre que a saúde engloba fatores genéticos, biológicos, psicológicos, sociais e culturais”, alertou.
Na ocasião os funcionários tiveram a oportunidade de perguntar e tirar dúvidas. Dentre os questionamentos o de como lidar com pessoas introspectivas e como agir nas situações em que as pessoas não são aceitas com facilidade no meio social.
“Devemos buscar meios de nos aproximar das pessoas mais caladas ao tentar descobrir, por exemplo, as coisas que gostam, e sintonizar o diálogo a partir disso, como a utilização da música ou da poesia como ponto de partida para a conversa. Sobre não ser aceito é importante ressignificar a situação e avaliar o próprio comportamento como o de lembrar que desejou fazer o seu melhor e tudo bem, pois não vamos agradar a todos”, explicou Ana Colino.
A assessora Técnica da Faepa, Dirce Monteiro contou que ficou satisfeita com a iniciativa da palestra, pois os dirigentes tiveram a atenção em se preocupar com o lado emocional dos funcionários. “Na correria do trabalho, entramos e saímos e às vezes ocorrem mudanças na vida das pessoas e nem percebemos. Esse alerta foi importante, e a partir de agora vamos nos observar e ajudar mais uns aos outros”, ressaltou.
Segundo a assistente administrativa da Faepa, Carmem Souza, a palestra foi um aprendizado, sendo uma oportunidade de obter dicas para lidar com as dificuldades do dia a dia. “Às vezes temos problemas em casa e não conseguimos esquecer quando estamos no trabalho, o que pode afetar o nosso rendimento. Por isso é importante ter um gestor que tenha esse olhar e essa sensibilidade pra nos ajudar a não prejudicar o desempenho profissional. Essa palestra nos oportunizou aprender a lidar com a algumas dessas situações”, explicou.