Escolha uma Página

O Sistema Faepa/Senar realizou, no dia 14 de janeiro de 2026, no auditório da Faepa, uma reunião de trabalho que marcou a abertura oficial das ações planejadas para o ano de 2026. O encontro foi conduzido pelo presidente Carlos Xavier e contou com a presença de todos os coordenadores dos Núcleos Regionais, assessores técnicos sindicais, assessoria técnica, além de presidentes de Sindicatos Rurais.

A reunião teve caráter institucional e reuniu importantes parceiros, com destaque para a participação da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), representada pelo secretário Giovanni Queiroz, fortalecendo a parceria entre a Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), o Senar, o Sebrae e demais instituições convidadas. Também participaram Adepará, Emater, Prodepa, Fapespa, Ideflor-Bio, além de representantes do Mulheres do Agro, CNA Jovem e lideranças setoriais.

O Sistema Faepa/Senar, por meio do Observatório do Agro, firmou um Termo de Referência com a Emater, Adepará, Sedap, Ideflor-Bio e a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), consolidando uma parceria estratégica voltada ao fortalecimento da inteligência, da gestão e do desenvolvimento do agronegócio paraense. A iniciativa tem como objetivo integrar dados, informações técnicas e conhecimentos institucionais, promovendo ações conjuntas de análise, planejamento e apoio à formulação de políticas públicas e estratégias para o setor agropecuário. A cooperação também permitirá maior eficiência no acompanhamento de indicadores, no suporte aos produtores rurais e na tomada de decisões baseadas em evidências.

Durante o encontro, foram apresentadas e debatidas as frentes estratégicas para 2026, incluindo: Instrumentos Financeiros; Fundiário e Meio Ambiente; Produção e Irrigação; Institucional e Criação do Fundo Açaí; Senar – Programas e Projetos; Logística; Comunicação; e Ação Legislativa, entre outros temas. Na ocasião, também foi realizada a entrega de 10 robôs Açaí Bot ao Senar Pará. Os equipamentos, fabricados pela empresa Açaí Kaa, foram adquiridos pelo Senar para treinamento de produtores rurais de açaí. Em 2025, técnicos da Ateg/Senar Pará já haviam sido capacitados para operar a tecnologia.

Outros temas relevantes abordados foram o andamento do Programa RetifiCar, a Reforma Tributária e os custos cartorários. Sobre este último ponto, os produtores obtiveram retorno imediato da Associação dos Notários e Registradores do Brasil – Anoreg, que se comprometeu a acompanhar e dar encaminhamento às demandas apresentadas pelo setor produtivo rural. Ainda entre as pautas, foi apresentada a proposta do Instituto de Excelência do Cacau.