O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realizou, em Brasília, nos dias 07 e 08 abril, a capacitação de instrutores e coordenadores regionais para a 6ª edição do CNA Jovem. O Pará marcou presença com representantes que simbolizam o compromisso do estado com a formação de jovens líderes para o setor agropecuário.
Entre os 26 profissionais da primeira turma do treinamento, que reúne representantes de seis estados, estão três representantes do Senar Pará: Jamilly Gomes Damasceno e Quesia Pavão, instrutoras e egressas do programa, e Regina Fernandes, coordenadora regional. O trio está engajado na preparação para a etapa estadual do CNA Jovem, prevista para ocorrer entre junho e setembro deste ano.
“A capacitação tem como principal objetivo repassar todas as instruções necessárias para a execução dos encontros estaduais”, explica Quesia Pavão. Segundo ela, o treinamento tem como foco a compreensão profunda das competências comportamentais que definem o perfil de liderança esperado pelo programa. “Estamos analisando essas competências com atenção especial, para que possamos identificar e desenvolver jovens capazes de liderar com inovação e responsabilidade no campo”, complementa.
Para Jamilly Damasceno, participar novamente do programa, agora como instrutora, tem um significado especial. “O CNA Jovem transformou minha vida e a forma como vejo os jovens e o agro. Estou feliz de poder contribuir”, afirma. A experiência pessoal de Jamilly enquanto participante da edição anterior reforça o impacto do programa na trajetória dos jovens envolvidos.
Durante a capacitação, os instrutores também são preparados nas competências de instrução e facilitação — habilidades essenciais para conduzir os encontros com os jovens de forma engajadora e eficaz. A nova metodologia do programa foi pensada para atender às demandas de um cenário rural em constante transformação, com ênfase nas competências socioemocionais, comunicação e trabalho em equipe.
Programa – As etapas estaduais do CNA Jovem acontecem de junho a setembro de 2025 em todos os estados brasileiros, com atividades presenciais e online.
Os participantes selecionados nessas etapas receberão certificados de formação por competências e os que se destacarem seguirão para a etapa nacional, que acontece de setembro a dezembro. Ao final, 10 jovens destaques serão reconhecidos e premiados pelo Sistema CNA/Senar.