Escolha uma Página
Em mais um passo para promover o desenvolvimento rural sustentável no arquipélago do Marajó, o Sistema Faepa/Senar, por meio do Núcleo Marajó, participou de uma reunião estratégica no município de Muaná, realizada em 1º de abril de 2025. O encontro contou com a presença do Secretário de Agricultura e Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Muaná, Guilherme Kallif; do Secretário Adjunto, Rosivaldo Vale; dos técnicos agrícolas Fabiano Moraes e Glauco Paiva; do Coordenador Regional de Muaná, Daniel Sidônio; e do Assessor Técnico Sindical (ATS), Luis Canizo.

Na pauta, foram discutidas as ações dos programas de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS) e a possibilidade de implantação da Rede Etec no município, iniciativa que poderá transformar a realidade educacional e produtiva da região. A proposta visa viabilizar um curso técnico em Agricultura, com duração de dois anos e totalmente gratuito, oferecido pelo Senar.

Muaná já vem sendo contemplada com projetos relevantes desenvolvidos pelo Sistema Faepa/Senar, destacando-se iniciativas como a Aquaponia e o fortalecimento da cadeia produtiva do açaí, desde a colheita até o processamento. Essas ações em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e o Governo do Estado, visam não apenas capacitar os produtores, mas também agregar valor aos produtos e gerar mais oportunidades para as comunidades locais.

A atuação do Núcleo Marajó tem sido fundamental para a interiorização das políticas de qualificação profissional e assistência técnica na região. Por meio do trabalho articulado com os sindicatos rurais e os gestores públicos municipais, o Senar reforça seu compromisso com a transformação da realidade rural paraense, promovendo educação, renda e dignidade no campo.