No dia 18 de outubro, 34 alunos dos cursos técnicos em Agricultura e Agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) do Sistema Faepa/Senar/Sindicatos/Núcleos/Fundepec realizaram uma visita técnica ao campus do Instituto Federal do Pará (IFPA), em Castanhal.
A troca de informações entre os alunos e profissionais do Instituto Federal proporcionaram trocas de conhecimento sobre agroecossistemas e práticas de manejo de solo. A tutora, Aparecida de Pontes Oliveira, responsável pela Unidade Curricular de Cultivo Agrícola, ressaltou a importância da experiência: “Integrar a teoria com a prática é essencial para a formação de um técnico qualificado. Durante a visita, os alunos puderam observar o impacto das intervenções humanas no solo e como essas influenciam na sustentabilidade e na produtividade das propriedades. A experiência de campo permite que eles compreendam o papel crucial do planejamento agrícola para garantir uma produção eficiente e sustentável.”, enfatizou a tutora.
Eldimar Cardoso, aluno do curso Técnico em Agricultura e agricultor, comentou sobre a oportunidade de comparar diferentes sistemas de manejo do solo: “Hoje, pude observar a diferença entre um solo vivo, em um sistema agroflorestal, e um solo degradado, em uma pastagem. Foi uma lição prática sobre como o solo saudável impacta diretamente a produção, até na bovinocultura. O Senar nos proporciona poder estudar e continuar trabalhando no campo, sempre conciliando essas duas atividades.”
A aluna do curso Técnico em Agronegócio, Stefanny Barreto, também compartilhou sua visão sobre o impacto positivo do curso na vida acadêmica e profissional desde que começou a fazer os cursos do Senar: “O Senar já me agregou muito conhecimento, tanto que hoje já estou cursando uma faculdade e aplico muitos dos conceitos que aprendi aqui. As atividades práticas, como a de hoje, me ajudam a conectar a teoria ao dia a dia e me preparam para enfrentar os desafios que virão com o mercado de trabalho.”
Com a visita ao IFPA de Castanhal, o Sistema Faepa/Senar reforça a importância de parcerias institucionais no processo de formação técnica, proporcionando aos alunos acesso a instalações e tecnologias que complementam o aprendizado, agregando teoria e a prática.