Com o aumento dos riscos de incêndios durante os meses de seca, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) intensifica a oferta de cursos de Brigada de Incêndio. A capacitação, ministrada pelo instrutor Raimundo Biapino na região Nordeste Paraense, tem como objetivo preparar trabalhadores e produtores rurais para prevenir e combater focos de incêndio, contribuindo para a preservação do meio ambiente e das florestas.
A formação de brigada de incêndio é fundamental para conscientizar e orientar o produtor rural sobre a importância de atuar de forma preventiva. O curso não se limita apenas ao combate ao fogo, mas trabalha principalmente a prevenção. Para que o produtor saiba como evitar que o incêndio aconteça, promovendo uma atuação mais consciente e responsável.
Durante o treinamento, os participantes aprendem a utilizar corretamente os equipamentos de combate a incêndios, como sopradores e extintores, além de técnicas de controle da propagação do fogo. O curso também aborda a importância da preservação ambiental, instruindo os trabalhadores sobre práticas seguras durante queimas controladas, com o intuito de evitar grandes desastres naturais.
Gilberto dos Santos, funcionário da empresa TFA Plantio, que participou do treinamento na fazenda São Pedro, elogiou a iniciativa. “Esse curso foi ótimo, agora já temos a prática e o conhecimento, estamos treinados para agir caso seja necessário”, afirmou.
O curso de Brigada de Incêndio promovido pelo Senar tem se destacado, oferecendo aos trabalhadores rurais conhecimentos indispensáveis para a segurança no campo e a preservação das florestas. João Renato, técnico de segurança da empresa TFA Plantio, ressalta que “o curso é fundamental, pois ajuda a prevenir princípio de incêndio e quanto mais pessoas forem treinadas é melhor!”. Com o aumento no número de treinamentos, maior será a capacidade de prevenir e combater incêndios, minimizando os impactos ambientais e garantindo a segurança nas áreas rurais.