O Circuito de Treinamento Agro, uma iniciativa conjunta entre o Sistema Faepa/Senar Sindicatos/Núcleos/Fundepec e o Banco do Brasil, movimentou o município de Tracuateua no dia 31 de agosto, com a participação de mais de 150 pessoas, entre produtores rurais, pesquisadores, alunos de ensino técnico e universitários e técnicos do Programa Assistência Técnica e Gerencial do Senar (ATeG). O evento, que contou com a presença de produtores rurais, técnicos e representantes do setor financeiro, destacou atualizações tecnológicas, avanços na genética de cultivares e oportunidades de crédito rural dentro no plano Safra 2024/2025.
A programação iniciou com uma apresentação do maniveiro Benedito Dutra, também diretor do Sistema Faepa/Senar, e do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Augusto Corrêa, Douglas Rocha, que mostraram aos participantes técnicas atualizadas de plantio no formato manual e mecanizado, métodos de plantio e técnicas de produção de mandioca também foram amplamente debatidos em um diálogo interativo entre os produtores e pesquisadores presentes, com ênfase nas melhores práticas agrícolas para maximizar os resultados.
Em seguida, divididos em grupos, os participantes seguiram para acompanhar as apresentações nas seis (6) estações: (1) Preparo de Área, Plantio Mecanizado e Manual; (2) Controle de Ervas Daninhas; (3) UFRA – Novas Perspectivas para utilização da Mandioca na Alimentação Animal; (4) Crédito Rural; (5) EMBRAPA – Resultado de Experimento de 7 cultivos de Mandioca; (6) Projeto Reniva. para acompanhar apresentações sobre cultivares desenvolvidos junto ao projeto Reniva, realizado pela Embrapa.
Além das atualizações tecnológicas e científicas, o Circuito de Treinamento Agro ofereceu informações detalhadas sobre as oportunidades de crédito rural. Silas Lima, assessor de agronegócio do Banco do Brasil esclareceu dúvidas e orientou os produtores sobre como acessar linhas de financiamento específicas para o setor agro, facilitando o investimento em novas tecnologias e a expansão das atividades produtivas.
Irrigação na mandiocultura
Uma das principais novidades apresentadas durante o Dia de Campo foi o início da produção de mandioca irrigada na propriedade do senhor Benedito Dutra, marco para o Pará na introdução da irrigação na cultura da mandioca, representando um avanço significativo no aumento da produtividade e a garantia de colheitas mais estáveis, especialmente em períodos de seca.
O evento foi considerado um sucesso pelos organizadores e participantes, consolidando-se como uma importante plataforma de troca de conhecimentos e incentivo ao desenvolvimento rural na região, contando com a presença de representantes de mais de 15 municípios, sendo eles: Bragança, Tracuateua, Capanema, Augusto Corrêa, Nova Timboteua, Santa Luiza, Peixe-boi, Bonito, Marapanim, Curuçá, São Miguel do Guamá, Santarém Novo, Castanhal, Tailândia e Belém.
Participaram do evento o coordenador do Programa Ateg/SENAR, Celso Botelho; Thiago Araújo, coordenador do Núcleo Bragantino; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Tracuateua, José Dutra; Estevam de Oliveira, do Ministério de Agricultura e Pecuária; Padre Silvio da paróquia de São Miguel do Guamá; Padre Evandro, de Marituba; além de representantes da EMATER, Embrapa.