No dia 27 de junho, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu uma visita técnica do projeto Agro.BR Mulheres ao Porto de Pecém e à Indústria Usibras, especializada no beneficiamento de castanhas de caju, no Ceará.
A atividade contou com a participação de representantes de dez empresas das cadeias produtivas do cacau, café, chás, frutas, mel, palmito e bebidas, entre elas, a instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) Pará, Verônica Preuss e Noanny
“Promover esse intercâmbio entre produtoras, entre as cadeias produtivas, considerando que aqui tem café, tem cachaça, tem cacau, tem o mel, tem muita gente com trabalho interessante para as cadeias produtivas aqui, abriu muito a minha visão ao conectar de perto. Dá para entender como trabalhar, planejar, corrigir falhas, já estão pensando em colab, em uma visitar a propriedade da outra para desenvolver o agro de verdade”, ressaltou a produtora.
O principal objetivo Agro.Br Mulheres é engajar e preparar as mulheres do meio rural para alcançar resultados baseados em indicadores comerciais e de desempenho. “Aumentar a presença de lideranças femininas rurais em ações do projeto Agro.BR, corroborando com item 5 do ODS-5 das Nações Unidas – “Equidade de Gênero – 5.5 Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública”, destacou Giselle Amaral, Consultora Agro.BR no escritório estadual do Pará.
“Além do preparo para a exportação de seus produtos, estamos trabalhando para que elas compreendam o processo e ampliem suas habilidades de negociação; aumentem a confiança em si mesmas; sejam assertivas na hora de apresentar o valor da sua empresa e claro, desenvolvam networking”, explicou Amaral.
Foram selecionadas 14 lideranças femininas em todo o Brasil. Na região Norte tivemos duas produtoras selecionadas: Noanny Maia da Cacauaré e a Verônica Preuss da Kakao Blumenn.