O Sistema FAEPA/SENAR firmou nesta terça-feira (14) um Termo de Cooperação Técnica com o Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor-Bio) para promover a implementação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) e de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) no estado.
Um acordo foi firmado entre o Sistema FAEPA/SENAR e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-BIO), estabelecendo a implementação de métodos integrados, com destaque para os Sistemas Agroflorestais (SAFs) e de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Projetos específicos voltados aos sistemas produtivos também estão previstos, com ações direcionadas à implantação, acompanhamento e consolidação de estratégias adaptadas à realidade do estado.
Para garantir a efetivação das atividades, cada entidade designará profissionais responsáveis pela coordenação da execução do Termo e dos planos de trabalho subsequentes. Também estão previstos meios e condições para a operacionalização das atividades administrativas e de gestão, além da disponibilidade de vagas em treinamentos relacionados à formação profissional e de promoção social.
Carlos Xavier, presidente do Sistema FAEPA/SENAR falou ressaltou que o Pará possui diversas cadeias produtivas importantes, entre elas o açaí e o dendê.
O presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, destacou a importância da parceria com o Senar-PA para o fortalecimento da agropecuária sustentável e o desenvolvimento socioeconômico do estado.
O documento estabelece a colaboração mútua entre as partes, visando a realização conjunta de atividades, desenvolvimento de ações relevantes para monitoramento de impactos e disseminação de técnicas alternativas no meio rural.
O Termo de Cooperação Técnica terá vigência de 24 meses, podendo ser prorrogado, e entrará em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial do Estado (DOE). O acordo representa um marco importante na busca por um desenvolvimento sustentável e na preservação dos recursos naturais do estado. A cerimônia de assinatura contou com a presença de autoridades e representantes das entidades envolvidas.
O termo foi firmado com a assinatura do presidente do Sistema Faepa/Senar/Sindicatos/Núcleos/Fundepec, Carlos Xavier, do Superintendente do Senar, Walter Cardoso, e do presidente do Ideflor-BIO, Nilson Pinto. Além deles, representantes do Ideflor também estiveram presentes, Hugo Dias, gerente da APA Marajó, Osiane Barbosa – gerente regional da Região do Arari, Thiago Valente, Lorena Lisboa – Técnica, e Luiz Pinto – Escritório de Projetos FAEPA. A iniciativa busca alinhar esforços para o crescimento econômico aliado à preservação ambiental, visando o desenvolvimento sustentável do Pará.