Escolha uma Página



É com pesar que o Sistema Faepa/Senar  recebe a notícia do falecimento do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, Flavio Viriato de Saboya Neto. Vítima da COVID- 19, ele estava internado há 15 dias. 

Flávio Viriato de Saboya Neto, nasceu no dia 9 de agosto de 1943. Engenheiro agrônomo, oriundo dos quadros da Secretaria de Agricultura do Estado onde foi Diretor,  ingressou na FAEC como vice-presidente, foi Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR- CE,  durante 11 anos, e desde 2011 presidia a Federação.   Foi Presidente do Conselho Deliberaivo do SEBRAE- CE ( 2017-2019)   e presidente da Associação de Gado Jessey e da Associação de Criadores do Ceará. Representou também a CNA  junto ao Conselho de Desenvolvimento do Nordeste junto à SUDENE. 

Deixa a  esposa  Maria Inês Barreira Saboya  com quem era casado há 50 anos e os filhos: Erik, Henrique, Sabrina e  Renata e sete netos . 

Grande defensor da agropecuária cearense, Flávio Saboya tem uma história de dedicação  ao setor produtivo de forma incisiva e sempre muito responsável , respeitando  o papel de cada  instância  . 

Entre as ações  que se destacam em sua terceira gestão no Sistema FAEC/ SENAR   estão a constante  renegociação de dívidas dos  produtores rurais, a ampliação e sustentabilidade dos sindicatos rurais, a implantação do Programa Agrinho, do Programa Forrageiras para o Semiárido e Biomas Caatinga, em parceria com a CNA. Implantou também  4 Polos da Rede EteC e a Faculdade  CNA.  

Ano passado coordenou juntamente com o ex- presidente José Ramos Torres de Melo Filho  e a jornalista Silvana Frota  a elaboração de um livro sobre os 25 anos do Agropacto- Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense,  que não chegou a ser lançado em respeito as medidas de contenção da Covid-19. Perguntado sobre o futuro do Agropacto , respondeu: ” O futuro do Agropacto será de crescimento, respeito e da contínua defesa do agronegócio cearense”.


O Sistema Faepa/Senar lamenta profundamente a perda desse grande líder e expressa o seu sentimento e apoio aos familiares, amigos e companheiros de luta.