Escolha uma Página

Um grande stand abrigará toda estrutura de maquinário a fim de demonstrar a produção de chocolate no passo a passo que vai da escolha do fruto à barra, denominado de método bean- to-bar. A transformação começou a  ser apresentada nesta quinta-feira, 19, pelo Sistema Faepa/Senar durante a VI Feira Internacional de Chocolate e Cacau, e ocorrerá até o dia 22 de setembro no Hangar –  Centro de Convenções da Amazônia.

O evento tem o objetivo de promover a cultura regional e o agronegócio no Estado, pois o Pará se tornou o maior produtor de cacau e chocolate do país, ganhando reconhecimento no comércio internacional.

Cerca de 80% da produção cacaueira é derivada de pequenos produtores, estabelecidos predominantemente em solos de média a alta fertilidade, e destaca-se como uma das mais competitivas do mundo, principalmente quando se considera a produtividade média (930kg/ha) e o valor bruto da produção de R$ 877,5 milhões.

Com área cultivada de 140 mil hectares (2018), o estado produziu 130 mil toneladas de amêndoas, o que representa 52% da produção nacional a taxa de crescimento anual de 4,9%.

A cadeia produtiva do cacau gera atualmente 60.980 empregos diretos e 243.920 indiretos. Hoje o Estado do Pará possui sete plantas industriais e a primeira escola indústria de chocolate do Brasil, no município de Altamira, no sudoeste do Estado.

O Sistema Faepa/Senar incentiva produtores rurais do Estado, pois acredita que aliar a produção e sustentabilidade viabilizará a maior comercialização do fruto o que gera emprego e renda. Sendo assim, é neste cenário que Belém recebe o Chocolate Festival.

Programação – O Festival traz uma programação dinâmica durante quatro dias com a exposição de marcas de chocolate de origem assim como  bombons regionais e derivados de cacau.

Na extensa programação haverá o Fórum do Cacau com o tema central sobre A cacauicultura da Amazônia: ontem, hoje e pronta para o futuro. Haverá ainda painéis com palestrantes nacionais e internacionais, discutindo as tendências do mundo do chocolate e curso de bean-to-bar.

Durante o evento terá um espaço destinado a execução de receitas ao vivo por grandes chefs, com receitas à base de chocolate e esculturas de chocolate feitas ao vivo por chocolatiers do Brasil. Haverá ainda oficinas e minicursos.

Os participantes terão acesso ainda a uma exposição cultural contando a história do cacau ao chocolate. Os produtores terão espaço para comercialização e negociações das amêndoas  e um concurso dos chocolates de origem identificará no evento o melhor chocolate da Amazônia.