Escolha uma Página

A Federação da Agricultura e Pecuária do Pará – Faepa e a Universidade Federal Rural da Amazônia – Ufra realizaram nesta sexta-feira, 23 de fevereiro, a apresentação do Projeto Piscicultura Moderna – Agregação Tecnológica. A reunião, coordenada pelo presidente da Faepa, Carlos Xavier, e acompanhada pelo reitor da Ufra, Marcel Botelho, aconteceu no Palácio da Agricultura e contou com presença do Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, além de outras autoridades e convidados.

De acordo com a presidente da Faepa, Carlos Xavier, o Pará tem clima favorável e grande potencial hídrico com todo tipo de água que existe no planeta: rios, mares, lagoas, igarapés, represamento, reservatórios e açudes. “A piscicultura é uma alternativa agropecuária com excelente perspectiva de desenvolvimento e retorno econômico otimizando os recursos da propriedade”, destacou Xavier.

Em sua apresentação, o engenheiro de pesca e professor da Ufra, Breno Costa, explanou sobre a situação atual da piscicultura no estado do Pará, destacou as condições favoráveis ao desenvolvimento, bem como, a possível expansão dos empreendimentos nos 144 municípios.

Com intuito de contribuir para o maior desenvolvimento da piscicultura no estado, o reitor da Ufra, Marcel Botelho, falou da importância da conectividade entre projetos estruturantes que fortalecem as cadeias produtivas. “A universidade, com um projeto como esse é capaz de dar subsídios para que a cadeia produtiva se desenvolva no estado, e fortalece também o ensino a pesquisa e extensão, porque são projeto integrados”, disse.

O Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, fez questão de parabenizar a Faepa pelo protagonismo, iniciativa e liderança ao debater questões relacionadas ao setor produtivo. “Investir na ampliação do portfólio de atividades do agro é oportuno, compreendendo o grande potencial da piscicultura e buscando aumentar a estratégia produtiva da região”, disse. Helder completou dizendo que a piscicultura é o caminho de desenvolvimento econômico, um caminho de prosperidade, de geração de emprego e renda e ainda garante a segurança alimentar e de qualidade para a população. “Estou convicto e entusiasmado com as oportunidades do setor, estou absolutamente certo de que a aquicultura é a nova fronteira do agronegócio brasileiro. Precisamos aproveitar as potencialidades do nosso estado, acreditar e investir neste segmento”, falou o ministro.

O superintendente do Ministério da Agricultura no Pará, Clésio Santana, o diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará, Luiz Pinto, o superintendente regional do Banco da Amazônia no Pará e Amapá, Luiz Lourenço de Souza Neto, a secretária-adjunta da Sectet, Maria Amélia Enríquez, o coordenador da Superintendência da Ceplac, José Raul dos Santos Guimarães, o superintendente do Senar, Walter Cardoso, o coordenador do Instituto Nacional de Meteorologia, José Raimundo de Abreu, os diretores da Faepa, Josaphat Paranhos e Ribamar Sizo, e representantes da Fiepa, Sedap, Fapespa, Sedeme, Anoreg, Capitu, Stcp Engenharia de Projetos, além de técnicos da Faepa, Ufra e Ministério da Integração, participaram da reunião que durou cerca de duas horas.