Escolha uma Página

As prospecções de um projeto de assentamento com fins a incentivar a produção agrícola para o desenvolvimento do agronegócio no Estado do Pará foi um dos temas da reunião realizada no Palácio da Agricultura na manhã desta quinta-feira, 27. Na oportunidade, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará ( Feapa), Carlos Xavier  apresentou ao ouvidor Agrário do Pará, Mairton Carneiro e ao ex-secretário da agricultura do Estado de São Paulo e ex-secretário de Defesa Agropecuária em Brasília, Francisco Sérgio Jardim,  as tratativas iniciais do projeto da ponte de integração do Marajó.

Estiveram presentes ainda os assessores da ouvidoria Agrária, Maria Adelaide Trindade e Laércio Rocha Júnior, o reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Marcel Botelho, a assessora da Faepa, Domingas Ribeiro Paulino, o assessor do Núcleo de Apoio Empresarial da Faepa, Mário Solano e o produtor rural, César Furlan Pereira.

O presidente da Faepa, Carlos Xavier, disse que aproveitou a oportunidade para reunir o ouvidor Agrário do Estado e o ex-secretário da agricultura do Estado de São Paulo para mostrar os projetos de iniciativa da Faepa. “Estamos apresentando as novas propostas justamente para realizar ganhos para o desenvolvimento da produção agrícola e consequentemente ao  crescimento dos produtores rurais do Estado”, destacou.

De acordo com o ouvidor Agrário do Pará, Mairton Carneiro, a ideia dos projetos podem gerar muitos ganhos para o Estado em termos de agronegócio. “Tive a oportunidade de ver o projeto e ele está muito bem elaborado. Com essas iniciativas teremos grandes desenvolvimentos para o setor agrário”, analisou.

O ex-secretário da agricultura do Estado de São Paulo, Francisco Sérgio Jardim, disse que os projetos tem grande visão estratégica da presidência da Faepa. “Essas ações são necessárias para  o Estado. Venho acompanhando há muitos anos o crescimento do Pará no setor do agronegócio. As estruturas e logísticas das propostas dos projetos vão facilitar maior integração no Brasil”, avaliou.

Em relação ao projeto de assentamento com fins a impulsionar a produção agrícola, o reitor da Ufra, Marcel Botelho sugeriu a possibilidade de que os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), da Universidade Rural se tornassem planos de negócios que possam incentivar a cultura do empreendedorismo nos concluintes das graduações. “Os projetos teriam como foco ações nos lotes de assentamentos. Seria avaliado e aprovado pela academia com a garantia de desenvolvimento e infraestrutura”, explicou.