Escolha uma Página

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), até 2030, a população mundial deverá ter 1 bilhão de pessoas a mais. Diante desse cenário, o Brasil encontrou algumas respostas para o desafio do planeta de produzir alimentos. Foi o que destacou o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, ao participar do Fórum Global para a Alimentação e a Agricultura (GFFA), em Berlim, Alemanha.

Para reforçar sua fala, Maggi destacou os avanços da agropecuária brasileira nos últimos anos, como a aprovação do Código Florestal em 2012, que estabeleceu regras específicas para a atividade agropecuária. Com essas ações, a produção no campo ganhou impulso.

“O rebanho brasileiro aumentou de 145 milhões, em 1990, para 218 milhões em 2017, reduzindo o tamanho da área de pasto, no período, de 188 milhões de hectares, para menos de 167 milhões”, afirmou. Essa tendência, segundo Maggi, tem sido intensificada com o uso de tecnologias como a integração agricultura, pecuária e florestas.

“O resultado desse esforço dos produtores rurais e da sociedade brasileira”, disse o ministro, é a preservação de 66,3% do território brasileiro, coberto por vegetação nativa, sendo que 20,5% se encontram em propriedades rurais. Os 66,3% do território nacional, compreendem 5,64 milhões de hectares, área maior do que a de 28 países da União Europeia, do que a área da Índia e de duas vezes a da Argentina.