Escolha uma Página

Adquirir novos conhecimentos abre portas para o sucesso profissional e quando se pode estudar a distância e de forma gratuita, fica ainda melhor. É o que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) oferece com os 51 cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em nove programas diferentes da EaD Senar.

São capacitações que vão desde a inclusão digital, para quem deseja aprender a usar o computador e a internet, até as capacitações tecnológicas para saber mais sobre inovações em processos produtivos na agropecuária. Os interessados em participar devem acessar o portal ead.senar.org.br e fazer a matrícula.

Os cursos são direcionados aos produtores e filhos de produtores rurais que buscam se aperfeiçoar em uma atividade que auxilie no trabalho desenvolvido na propriedade rural. As capacitações são certificadas e proporcionam ao aluno estudar de qualquer lugar, tendo acesso aos conteúdos 24 horas por dia.

Desde a criação em 2010, a EaD Senar capacitou 572 mil pessoas. Apenas em 2017, a entidade formou 107,4 mil pessoas em todo o Brasil das quais 80% vivem ou trabalham no campo. Os cursos mais procurados são Negócio Certo Rural (NCR), Proteção de Nascentes e Digitação.

“A educação a distância tem crescido porque oferece flexibilidade. No campo, principalmente devido à rotina de trabalho e às distâncias, esse modelo de ensino traz possibilidades para quem precisa de uma formação profissional, mas não tem disponibilidade para frequentar uma sala de aula presencial” afirma Larissa Arêa, gestora da EaD Senar.

Dos participantes que concluíram os cursos da EaD Senar em 2017, 97% demostraram satisfação com a capacitação realizada. É o caso da estudante de Agronomia Priscilla Alves Ribeiro, de Monte Carmelo, Minas Gerais. Ela é filha de produtores rurais e fez o curso Sustentabilidade na Produção do Café pensando em aproveitar o potencial da região.

“O curso foi ótimo, abriu um leque de conhecimento e oportunidades para mim, principalmente porque sou estagiária na área de cafeicultura e estou conseguindo aliar o conhecimento adquirido com a prática no campo. Recomendo o curso e quero ainda fazer outras capacitações da EaD Senar.”

Educação premiada

O sucesso dos cursos proporcionou à educação a distância do Senar sete prêmios Learning & Performance Brasil, premiação nacional que reconhece as melhores práticas em aprendizado e performance desde 2002. No último ano, a entidade recebeu o troféu na categoria Iniciativa de Sucesso com o curso Atualização do Plano Instrucional para instrutores da entidade.

Para mais informações sobre os cursos da EaD Senar, acesse o portal ead.senar.org.br ou entre em contato pelo 0800-642-7070.