Escolha uma Página

Oito alunos do Curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec Brasil Senar e também graduandos da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) reuniram-se na tarde desta terça-feira (6) com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará – Faepa, Carlos Xavier, para apresentar os resultados da viagem universitária “Operação Gilmar de Almeida Gomes”, organizada pelo Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). A ação ocorreu entre os dias 10 e 20 de julho de 2019, em 12 cidades do Oeste de Santa Catarina.

Estiveram acompanhando a visita o Reitor da Ufra, Marcel Botelho, o Pró-Reitor de Extensão, professor Eduardo do Valle Lima, e o professor Thiago Silva.

Entre os oito alunos, cinco são alunos do Polo Capanema e três são alunos do Polo Paragominas. O critério inicial para a seleção dos alunos foi de que estes também fossem alunos do Sistema Faepa/Senar no curso técnico de nível médio.  O Pró-Reitor de Extensão da Ufra, professor Eduardo do Valle Lima, que é também coordenador técnico e político da ação, e o supervisor, professor Daniel Pereira Pinheiro, acompanharam os estudantes.

Para o aperfeiçoamento do conhecimento dos alunos, a equipe participou, em conjunto com a comunidade de Santa Catarina, de 30 oficinas e atividades complementares, com o intuito de suprir demandas inseridas nas oito áreas da extensão universitária: educação; saúde; meio ambiente; direitos humanos e justiça; cultura; comunicação; trabalho; e tecnologia e produção.

Para o professor Daniel Pinheiro, a participação da Ufra no projeto da NER-UDESC é muito importante, pois permite que os estudantes tenham contato direto com a sociedade através da realização de oficinas e atividades práticas, praticando o tripé ensino, pesquisa e extensão e aplicando, assim, os conhecimentos adquiridos em sala de aula e desenvolvendo habilidades e competências que serão importantes na carreira profissional. Após a participação dos alunos no Projeto Rondon, agora a ideia é aplicar os conhecimentos adquiridos na ação também no Pará.

Entenda mais sobre o projeto Rondon – Criado em 2010, o NER é uma das principais ações de extensão da UDESC e possibilita o intercâmbio de estudantes, a inserção da universidade em diferentes áreas de conhecimento na busca do desenvolvimento regional, a garantia da interdisciplinaridade e a interação entre a universidade e a sociedade.

O Projeto Rondon UDESC já contemplou mais de 330 mil pessoas.