Escolha uma Página

A utilização de inteligência artificial e o uso de algoritmos que viabilizem a verificação de variáveis para a obtenção de melhores resultados na cadeia produtiva da pecuária foi tema de palestra nesta quinta-feira, 4, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa). O palestrante, Paulo Dancieri, CEO da BovExo explicou detalhes da iniciativa técnica a diversos produtores rurais do Estado que visam também potencializar o setor com práticas sustentáveis.

A visão da necessidade de discutir sobre o tema com os produtores rurais do Estado foi do zootecnista e diretor da Faepa, Guilherme Minssen. O evento contou com a presença de produtores rurais na sede do Palácio da Agricultura e os demais interessados contaram com a possibilidade de participar do encontro via online, o que viabilizou a participação de pecuaristas de todo o Estado.

Minssen destacou que “A BovExo é uma ferramenta fundamental para os pecuaristas da Amazônia, neste momento em que o boi está sendo erguido ao “altar da imolação” pelos “neo carbônicos’ de plantão. Nossa pecuária atual, conforme dados da EMBRAPA e agora do GERFAM-UFRA sequestra mais carbono do que as florestas consolidadas. Nossa carne é exportada para o mundo inteiro por seu preço competitivo e principalmente por sua qualidade. A BovExo, chegou na hora certa, temos as respostas, precisamos organizar estas informações para a nossa gestão eficiente e para uma resposta técnica a sociedade”, avaliou.

O palestrante, Paulo Dancieri explicou que no setor pecuarista há muitas variáveis e por isso há uma grande necessidade de análise das sensibilidades do contexto como o peso, ciclo de produção, estratégias de dieta, clima e preço. “Com os resultados obtidos pela plataforma haverá melhores tomadas de decisão, pois sem essas informações há um viés mais cognitivo, com diversos processos mentais, uma série de alternativas e decisões enviesadas”, explicou.

O pecuarista Altair Burlamaque disse que “a palestra veio nos mostrar uma ferramenta tecnológica que nos ajudará a tomar decisões melhores nas fazendas. Isso, no futuro, vai facilitar a vida dos pecuaristas a não ficar só no achismo ou na analogia. É uma eficiente ferramenta tecnológica”, reiterou.

O diretor da Faepa, Ribamar Sizo disse que a iniciativa da palestra foi fundamental para aprofundar os conhecimentos e ferramentas que proporcionem uma visão diária do que ocorre na propriedade rural. “Fiquei muito impressionado com o que ele nos oferece e achei o software da melhor qualidade. Algo novo que com certeza trará grandes benefícios para o setor”, elogiou.