Escolha uma Página

O projeto “Feira Segura”, promovido pelo Sistema Faepa/Senar, nesta semana, no município de Abaetetuba contou com a participação de mais 300 pessoas que tiveram a oportunidade de comprar produtos diversificados como couve, chicória, jerimum, calabresa vegana, hambúrguer de peixe e mapará defumado. A iniciativa gerou renda para 18 produtores rurais do município. O evento ocorreu na orla da cidade conhecida como “Espaço dos Balanceiros”.

Até os produtos chegarem à venda em virtude das programações do projeto há uma série de atividades dos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), integradas pelos Engenheiros Agrônomos, Jorge Soares e Guilherme Alves. No início da semana ocorreu uma visita técnica que percorreu vários lugares para definição do melhor local. Além disso, todos os participantes que venderam na feira foram capacitados, por meio da oficina de “Higienização e Manipulação de Alimentos”, ministrada, nessa ocasião, pela instrutora do Sena, a Tecnóloga em Alimentos, Brenda Brito.

O técnico do Senar, Jorge Soares explicou ainda que “nas semanas anteriores, o Senar também promoveu o curso de Embutidos e Defumados. E nesta edição da Feira Segura, os capacitados nesse curso tiveram a oportunidade de expor os produtos que foram o resultado do curso”, informou.

O expositor de embutidos e defumados, Renato Pires Lobato foi uma das pessoas que participou do curso de uma semana. “Fizemos o treinamento e estamos tendo a oportunidade de mostrar os resultados e posteriormente vamos poder vender e ter mais uma forma de renda. Aprendemos, por exemplo, a defumar o mapará que é um peixe da nossa região”, contou.

A participante do projeto e que já atua com a venda de produtos há 12 anos em Abaetetuba contou que o curso de “Higienização e Manipulação de Alimentos” foi uma grande oportunidade de aprendizado. “A organização da feira ficou excelente e isso melhora muito as vendas. É um projeto que nos deu a oportunidade de mostrar para os demais que é possível melhorar as condições das feiras”, avaliou.