Escolha uma Página

Em continuidade as ações de combate a febre aftosa que ocorrem neste mês de maio, o Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA) tem efetivado ações para priorizar a educação e a comunicação de temas relacionados a doença. Neste sentido, há diversas medidas previstas e que buscam capacitar e levar informações fundamentais para a prevenção e rápida resposta à febre aftosa. A Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) apoia a inciativa e informa aos produtores que existe um portal onde é possível acessar informações sobre o programa de vigilância da febre aftosa, por meio de diferentes formatos de vídeos e podcasts.

A iniciativa se deu em virtude de um dos pilares do um Plano Estratégico 2017-2026 do PNEFA. Nos estados que não mais utilizam a vacinação, são realizadas etapas de atualização cadastral. O MAPA criou um portal específico relacionado à educação e comunicação em febre aftosa que pode ser acessado no link a seguir (https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sanidade-animal-e-vegetal/saude-animal/programas-de-saude-animal/febre-aftosa/educacao-e-comunicacao-febre-aftosa).

Neste portal é possível acessar informações sobre o programa de vigilância e a febre aftosa em diferentes formatos como vídeos e podcasts, assim como acessar informações sobre cursos EAD disponibilizados, reuniões relacionadas ao programa de vigilância e outros materiais de divulgação, disponíveis ao público.

  1. Projeto de vídeos: Semanalmente a Divisão de Febre Aftosa encaminha um vídeo a fim de padronizar procedimentos e nivelar a informação a todos seus pontos focais nas 27 UFs. Vídeos que abordam temas transversais e relacionados a outras partes interessadas no programa, assim como vídeos disponibilizados por instituições parceiras e relacionados à febre aftosa, são disponibilizados no portal.

 

  1. Projeto de Podcasts: Mensalmente a Divisão de Febre Aftosa disponibiliza um podcast abordando temas técnicos relacionados à febre aftosa, de forma mais simples, a fim de poder atingir um maior número de pessoas interessadas no tema. No primeiro episódio, de lançamento, o tema abordado foi o papel da vida selvagem no ciclo do vírus da Febre Aftosa e contou com a participação dos médicos veterinários e pontos focais do PNEFA na SFA-SP e IDARON-RO, Gabriel Torres e Márcio Petró.

 

 

  1. Cursos EAD: Cursos EAD relacionados à febre aftosa e ofertados pelo Mapa, instituições parceiras ou outras instituições são disponibilizados no portal. Está previsto para dia 20 de maio o lançamento do primeiro curso EAD em febre aftosa produzido pelo MAPA, dirigido aos servidores que trabalham nas Superintendências Federais de Agriculturas e Órgãos Estaduais de Sanidade Animal na área de defesa sanitária animal.