A iniciativa do programa CNA Jovem, promovida pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com apoio regional do Sistema Faepa, busca descobrir e incentivar jovens com potencial para assumir papeis de liderança no setor agropecuário brasileiro, nos âmbitos institucional, sindical, político-partidário, educacional e empresarial.
Na ocasião, a discente de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Letícia Cunha da Hungria, uma das paraenses integrantes do grupo vencedor com o projeto “Sustentar.e: conectando experiências” exibiu orgulhosa a premiação.
Desde 2016, as Administrações Regionais do SENAR passaram a realizar o CNA Jovem Etapa Estadual, que funciona também como a principal forma de seleção de jovens com o perfil de liderança apropriado para Etapa Nacional.
Para a Faepa e o Senar Pará, o objetivo principal do CNA Jovem Etapa Estadual é engajar jovens locais na resolução de desafios do agro no Estado. Ao mesmo tempo, inicia-se o desenvolvimento de novos quadros de liderança conhecedores da realidade de atividades e microrregiões para enfrentar os desafios locais do Setor.
O produto final do CNA Jovem Etapa Estadual é um plano de ação voltado para cenários e gargalos relacionados à agropecuária e questões com que se defronta o Setor no estado. Os melhores planos e os jovens com perfil de liderança de maior destaque são selecionados para participar da Etapa Nacional do CNA.
As inscrições para o processo seletivo da etapa estadual podem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfhRaURB7yhviaYTwDhtQgO_WgquIgp7JCpJdiXwNi52_Bp2Q/viewform