Escolha uma Página

O Instituto Alerta Pará inaugurou sede própria na noite de ontem (11), no bairro da Campina, em Belém. Fundado em 11 de junho de 2008 pelas federações empresariais, de trabalhadores, de associações profissionais, instituições de pesquisa, academias e centros culturais, o Instituto tem como objetivo a formação de um grande pacto da sociedade paraense em defesa de políticas que garantam o desenvolvimento socioeconômico do estado do Pará, dentro dos parâmetros de respeito à legalidade e ao meio ambiente.

Na ocasião, foi feita uma homenagem ao ex-governador do Pará, Alacid Nunes, que cedeu o prédio onde foram inauguradas as novas instalações do Instituto. Dona Marilda Nunes, acompanhada de seu filho Hildegardo Nunes, agradeceu a homenagem em nome da família. Ele traçou breve trajetória da vida pública de Alacid Nunes, um paraense que dedicou grande parte de sua vida à atividade política, assegurando a defesa dos interesses coletivos e de promoção do bem-estar do povo, seja como prefeito de Belém, governador do Estado ou membro do Congresso Nacional.

Durante o evento, foram apresentados pelos técnicos da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Renata Matos, Fabrício de Paula, Claudio Ribeiro e Eliana Zacca, as Potencialidades do Agronegócio Paraense, o Escritório de Projetos, o LabGeo e Observatório da Agropecuária Brasileira do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento recém lançado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O Observatório trata-se de uma ferramenta que dará a gestores amplo acesso a informações estratégicas para a tomada de decisões e elaboração de políticas públicas para o setor agropecuário. A iniciativa permitirá o acompanhamento e gestão integrada dos dados produzidos por diferentes unidades do Mapa e de outros ministérios que tenham projetos relacionados a diferentes cadeias produtivas e setores da agropecuária. O Observatório foi desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A ferramenta integra o Portfólio de 18 Projetos Estratégicos da gestão atual do Mapa, que reúne um conjunto de ações que visam ampliar a competitividade e produtividade da agropecuária brasileira, identificando os riscos de perda de mercados, desafios relacionados aos custos de produtores, exportadores e do Estado ou problemas sociais e ambientais no campo.

Participaram do evento o secretário de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e de Pesca (Sedap), Hugo Suenaga, a presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Cleide Amorim, o presidente da Associação Comercial do Pará (ACP), Clóvis Carneiro, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), José Maria Mendonça, o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Pará (Senar), Walter Cardoso, entre outras personalidades.

O presidente da Faepa, Carlos Xavier, explica que o Instituto é fruto de um movimento iniciado no Estado que tem o intuito de debater politicas públicas junto com os produtores rurais e sociedade civil, visando o desenvolvimento sustentável do Estado, além de gerar informações relevantes para os mais diversos segmentos.

Para o secretário da Sedap, Hugo Suenaga, a relação entre o Estado e a iniciativa privada é intensa e o objetivo é avançar, cada dia mais, no alinhamento e desenvolvimento das ações. “o observatório fará o levantamento das principais informações do agronegócio da região. O Estado está junto com a iniciativa privada que é a Faepa apoiando para que possamos estar cada vez mais afinando essas informações”, reforça.

A presidente da Emater, Cleide Amorim, destacou a integração entre governo e setor privado como sendo fundamental, baseado em uma rede de informação para impulsionar o desenvolvimento.

O presidente da Associação Comercial do Pará (ACP), Clóvis Carneiro, destacou a importância das parcerias e de iniciativas como essa que promovem o desenvolvimento do estado e citou alguns dos princípios da Declaração de Estocolmo.

O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), José Maria Mendonça, também elogiou a iniciativa e conclamou a união e participação das entidades empresariais nos projetos que possam impulsionar o desenvolvimento do estado do Pará.

O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Pará (Senar), Walter Cardoso, comentou sobre a importância da agropecuária e como a instituição promove oportunidades para a constante evolução do setor.