Escolha uma Página

O Dia Nacional da Saúde é celebrado anualmente em 5 de agosto. A data tem a finalidade de conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância da educação sanitária, a fim de despertar na população o valor da saúde e dos cuidados para com ela.

Em atenção a essa realidade, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), ampliou, nos últimos anos, os investimentos em prevenção à saúde e qualidade de vida, com dois programas: Saúde do Homem Rural e Saúde da Mulher Rural, trazendo como proposta, um olhar para a saúde integral.

Para realizar as ações de Promoção Social para a Saúde Preventiva no campo, o Senar conta com diversos parceiros, que vão desde as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, Sociedade Brasileira de Urologia, Instituto Lado a Lado pela Vida, bem como outras parcerias locais que ajudam na promoção do cuidado à saúde dessa população.

Essas parcerias técnico-científica têm como foco a promoção da saúde do produtor, trabalhador rural e suas famílias, por meio de informações qualificadas sobre as doenças que mais impactam a população rural, de modo a propiciar o desenvolvimento de habilidades pessoais, mudanças de atitudes, além de outras ações que tragam a todos os envolvidos a conscientização para uma saúde melhor.

A produção de materiais em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia e Instituto Lado a Lado pela Vida tem qualificado as ações de educação em saúde para um melhor entendimento sobre algumas doenças e, consequentemente, mudanças de hábitos para uma vida mais saudável

De acordo o superintendente do Senar, Walter Cardoso, as ações com foco na saúde do homem do campo ocorrem durante todo o ano. “Temos, por exemplo, o programa Útero é Vida, com enfoque de alertar sobre o Câncer no colo do útero, em outras ocasiões alertamos também sobre as doenças sexualmente transmissíveis ou sobre a os cuidados com a postura corporal no transporte de cargas. Nossa preocupação é possibilitar aos produtores rurais e as suas famílias condições de saúde para que possam desenvolver da melhor forma possível o seu trabalho no campo”, enfatizou. “E, além das ações, levamos ao homem e a mulher do campo informações que possam alertar sobre a importância do cuidado com a saúde”, explicou.

Mulher – O Programa Saúde da Mulher Rural tem como objetivo contribuir para a mudança e melhoria das condições de vida e saúde integral das mulheres do meio rural, com ações de educação em saúde e ampliação do acesso aos serviços disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com Secretarias de Saúde Secretarias de Saúde e prefeituras. As ações têm como foco prioritário a educação em saúde, com prevenção, diagnóstico precoce, vacinação, questões de gênero, violência doméstica, prevenção do câncer do colo do útero, da mama, das doenças sexualmente transmissíveis, entre outros, com o intuito de promover o controle de fatores de riscos que afetam diretamente a saúde da mulher rural. Este Programa pretende sensibilizar e empoderar as mulheres do meio rural para escolhas corretas a fim de promover a saúde física e mental, bem como mudanças de comportamentos que impactam na qualidade de vida individual e coletiva.

Homem – O Programa Saúde do Homem Rural tem como objetivo gerar oportunidades de educação para a promoção da saúde e prevenção de doenças de homens do meio rural, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida. A vulnerabilidade social e estrutural frente à saúde integral do homem está presente nas áreas rurais. Por isso, as ações devem ser de caráter geral e ampliado, com parcerias que viabilizem ações conjugadas, aproveitando o que já existe, o que possibilita a soma de recursos disponíveis que complementem os esforços. As ações têm como foco prioritário a educação em saúde, com prevenção, diagnóstico precoce, vacinação, questões de gênero, violência doméstica, prevenção do câncer de próstata, câncer de pênis, doenças sexualmente transmissíveis, entre outros, com o intuito de promover o controle de fatores de riscos que afetam diretamente a saúde do homem rural. Nesse sentido, a parceria que o Senar estabeleceu com a Sociedade Brasileira de Urologia-SBU para o Programa Saúde do Homem Rural tem sido fundamental para o desenvolvimento das ações de promoção social, a qual o Senar tem como missão, promovendo o acesso aos exames de próstata, educação em saúde para a promoção de hábitos de higiene pessoal, prevenção ao câncer de pênis e às doenças sexualmente transmissíveis, entre outros e, consequentemente, mudanças de atitudes para uma vida mais saudável.