O Sistema CNA/Senar realizou entre sexta os dias 22 e 24 de março, em Brasília, o primeiro encontro do ano do CNA Jovem Nacional, programa que está em sua 3ª edição e tem o objetivo desenvolver e preparar lideranças para os desafios do setor agropecuário brasileiro.
O Pará foi representado no evento pelos jovens Keyvilla da Costa Aguiar, Antônio Victor Ferreira Silva, Letícia Cunha da Hungria e Elaine Nathalie. , finalistas da etapa estadual realizada pelo Senar Pará.
No total, o evento reuniu 61 jovens de 21 estados do Brasil em três dias de atividades. No primeiro dia o grupo participou de uma visita ao Congresso Nacional e da solenidade de abertura, que contou com a presença do diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara.
No segundo dia, a programação para os jovens incluiu a palestra “Uma visão do futuro da agropecuária”, com o superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi, uma oficina para a priorização e definição dos desafios e o início da oficina sobre Processo Legislativo.
No último dia houve a continuação das oficinas e o fechamento das atividades e orientações da coordenação para os próximos encontros. Durante essa etapa, os participantes definiram os desafios do agro que foram trabalhados em grupos a fim de encontrar soluções inovadoras ao longo dessa edição.
Extraordinário
O jovem Antônio Vitor, representante Pará, definiu como “extraordinário” o primeiro encontro presencial do programa. “Volto para o meu Estado com muitos sonhos, com muita vontade de trabalhar pelo agronegócio e de inspirar outras pessoas a seguirem esse caminho”.
“Estar no CNA Jovem tem sido uma experiência sensacional que contribui para o autoconhecimento e de identificação dos nossos talentos para coloca-los a serviço do agro, um setor tão importante para a sociedade brasileira”, disse Antônio Vitor.
Próximas etapas
O CNA Jovem Nacional 2019 terá mais três encontros: de 26 a 28 de abril, de 31 de maio a 2 de junho e de 5 a 7 de julho. No encontro final serão anunciados as três jovens lideranças de mais destaque e o projeto vencedor desta edição.