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Os beneficiários do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) já podem falar com a Ouvidoria de qualquer lugar usando apenas o aparelho celular. A Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia lançou nesta semana o aplicativo “Ouvidoria FNO” que facilita o contato com os gestores do Fundo e pode ser baixado gratuitamente.

Segundo Luzio Silva Filho, coordenador de Gestão da Tecnologia da Informação da Sudam, o aplicativo está disponível para o sistema Android e para o IOS. “São as plataformas mais usadas atualmente em smartphones. Ou seja, os usuários de Iphone e os de outros aparelhos podem contar com o serviço”, destaca.

O coordenador informa que para fazer o download, basta procurar “Ouvidoria – FNO – SUDAM” no Google Play ou na App Store. É necessário fazer identificar nome e e-mail e descrever a razão do contato. As formas de interação ofertadas são: “Denúncia”, “Elogio”, “Reclamação”, “Sugestão” e a “Solicitação de Informação”. Todas as interações são automaticamente monitoradas pela Controladoria Geral da União (CGU) e obedecem a prazos legais para serem respondidas.

Ouvidoria do FNO: um porta-voz dos beneficiários na Sudam

Implementada em dezembro de 2017, a Ouvidoria do FNO é administrada pela Sudam e é destinada para o atendimento das pessoas físicas e jurídicas que tiveram contrato de crédito aprovado ou que têm interesse no assunto.

Atendimento

Qualquer pessoa pode entrar em contato e há várias maneiras disponíveis para isso: presencialmente, por telefone, e-mail, carta, pelos canais de atendimento digital, monitorados pelo Ministério da Integração e a Controladoria Geral da União e até por aplicativo para aparelhos celulares. O prazo para atendimento é regido pela Lei de Acesso à Informação (LAI), que é de até 20 dias prorrogáveis por mais 10 dias, mediante justificativa expressa.

Fundo Constitucional do Norte

Tem o objetivo de contribuir para a promoção do desenvolvimento econômico e social da região, através de programas de financiamento aos setores produtivos privados. Como instituição de desenvolvimento regional, a Sudam é responsável pela definição das diretrizes e prioridades de aplicação dos recursos do FNO, de acordo com a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA).

A Ouvidoria do FNO assegura mais transparência, dá mais interatividade aos milhares de beneficiários e é uma ferramenta para melhorar a gestão do Fundo. Em 2017, foram contratadas 15.450 operações de crédito, envolvendo recursos financeiros no valor de R$ 2.905,9 milhões. Isso expressa um crescimento de 24,5%, em comparação a 2016 (R$ 2.333,9 milhões).

SERVIÇO:

-Link para download do app no iTunes:

https://itunes.apple.com/br/app/fno-ouvidoria/id1396104725?mt=8

-Link para download do app na Play Store:

https://play.google.com/store/apps/details?id=ouvidoria.sudam.com

Canais de comunicação

E-SIC (somente pedido de informação)

Ou

E-Ouv

Localização

Tv. Antônio Baena, nº 1113, Térreo Bloco C

Marco – Belém–PA

CEP: 66093-082

Horário de Funcionamento

8h às 12h e das 13h às 17h.

Telefone e e-mail

0800-610021 / 4008-5689

ouvidoria@sudam.gov.br