O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Pará concluiu na sexta-feira (13/4) o treinamento Metodologia da Formação Profissional Rural e Promoção Social, para os 25 novos instrutores e educadores que atuarão na instituição.
O objetivo da capacitação metodológica dos novos instrutores foi preparar os candidatos ao modelo de atuação do SENAR, tornando-os aptos para ministrar os cursos dentro do padrão de qualidade da instituição.
Durante uma semana, a instrutora do SENAR, Fernanda Regina Silva, subsidiou os participantes com informações técnicas sobre as áreas de atuação do SENAR/PA.
“A missão do SENAR, por meio deste curso, é fazer com que eles se vejam como educadores e como agentes de transformação, não só mantendo as características de cada um, mas incorporando a filosofia da nossa entidade para aplicar no dia a dia deles. Agora, os novos instrutores estão preparados para transmitir o conteúdo dos cursos e treinamentos de maneira eficaz, promovendo a qualificação profissional do homem e da mulher rural”, comentou Fernanda, que também é Engenheira de Alimentos.
O presidente do Sistema FAEPA, Carlos Xavier, falou sobre a importância do instrutor dentro do trabalho realizado pelo SENAR no Pará. “Durante o metodológico, os instrutores têm a oportunidade de aprender os fundamentos educacionais para a melhoria da qualidade de vida do homem rural. Portanto, o papel deles é de importância singular dentro da realização do trabalho do SENAR, pois eles são os nossos elos com o produtor rural, levando o conhecimento e nossa metodologia de formação profissional ao homem do campo”, avaliou.
“O objetivo de capacitar esta nova turma de instrutores está dentro das estratégias da gestão, em atender os anseios dos produtores rurais associados aos seus respectivos sindicatos. Com isso, a regional atende novas ocupações que são demandadas pelos presidentes dos sindicatos. Nosso objetivo é sempre atender as expectativas do produtor rural.” afirmou Walter Cardoso, Superintendente do SENAR-PA.