Escolha uma Página

Com a intenção de celebrar a conquista do status sanitário do Brasil livre de febre aftosa com vacinação, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) iniciaram hoje (2) a Semana Brasil Livre de Febre Aftosa, que terá uma série de ações em comemoração aos esforços de produtores rurais e entidades públicas e privadas do setor agropecuário para erradicar a doença no País. Esse importante feito será celebrado em diversos eventos, até dia 5 de abril de 2018.

A implantação progressiva de zonas livres de febre aftosa, predominantemente com vacinação, avançou significativamente no País e está em vias de ser concluída. A previsão é que se alcance o reconhecimento internacional de zona livre de febre aftosa com vacinação para as últimas áreas da Região Norte do Brasil em maio deste ano, com reconhecimento da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).

Na quinta-feira (5) será o Dia A, cerimônia de Erradicação Plena da Aftosa no Brasil que será realizada na Embrapa, com a presença do presidente Michel Temer, além de um evento simultâneo promovido pelas Federações de Agricultura e Pecuária em vários estados celebrando o fortalecimento da pecuária brasileira.

No Pará, a celebração será realizada também na quinta-feira (5), pela Federação da Agricultura e Pecuária do Pará, às 11h, no auditório do Palácio da Agricultura, em Belém.

Pará 100% livre da febre aftosa

O rebanho bovino do estado do Pará está 100% livre da febre aftosa. O Estado do Pará recebeu o reconhecimento oficial de área 100% livre da febre aftosa, referente aos oito municípios paraenses que possuem divisa com os estados do Amazonas e Amapá, áreas que eram consideradas de médio e alto risco para aftosa, respectivamente. O Estado do Pará vai receber no dia 20 de maio o reconhecimento oficial de área 100% livre da febre aftosa, durante a programação da 86ª Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), na cidade-sede do órgão, em Paris, na França.

#semanalivredaaftosa #DiaA #SistemaCNA #Brasilsemaftosa #apoioCNA #pecuaristasdoBrasil