Escolha uma Página

Em uma demonstração da qualidade da produção paraense e do impacto do trabalho do SENAR, produtores rurais e chocolateiros formados pelo Sistema FAEPA/SENAR/Sindicatos/Núcleos/Fundepec conquistaram as principais premiações no Festival Internacional Chocolat Xingu 2024, considerado o maior Festival de Chocolate e Cacau da América Latina. Entre os dias 13 e 16 de junho, a dedicação e o conhecimento adquiridos nos cursos do SENAR se traduziram em reconhecimento e oportunidades do campo, direto para a gastronomia.

Além das competições, o SENAR também marcou presença com um estande especial, a Cozinha Show AgroChocolate, onde foram realizadas demonstrações culinárias e degustações, promovendo os produtores de cacau e a qualidade do chocolate produzido no Pará.

O grande vencedor da categoria principal do festival – Chocolate Intenso – foi Antônio de Senna, produtor rural e chocolateiro de Igarapé-Miri, que conquistou o primeiro lugar na categoria Intenso, principal categoria do evento, com o chocolate Yeshua, destacando a cidade como mais um polo da produção de cacau e chocolate, onde hoje também há 20 marcas de chocolate amazônico. Além disso, Antônio de Senna também conquistou o segundo lugar na categoria Chocolate ao Leite com o Ascurra, em parceria com a produtora Sarah Brogni de Medicilândia, que também foi aluna do SENAR e hoje é uma das instrutoras pela Escola Indústria de Chocolate SENAR. Com uma participação ícone no Chocolat Xingu 2024, Antônio garantiu ainda o terceiro lugar na categoria Produto Inovação, também com o Yeshua.

Reconhecimento do SENAR
Antônio de Senna foi recebido pelo presidente do Sistema FAEPA/SENAR/Sindicatos/Núcleos/Fundepec, Carlos Xavier, e pelo superintendente do SENAR-PA, Walter Cardoso. Na ocasião, o produtor destacou a importância das capacitações do SENAR, incluindo o assessoramento da Assistência Técnica e Gerencial – ATEG Mais Cacau, e o incentivo do Sindicato dos Produtores Rurais de Igarapé-Miri, representado por Darlene Pantoja.

Trajetória de Sucesso
A história de Antônio de Senna com o chocolate começou na Fazenda Santa Rita, propriedade da família em Igarapé-Miri. Lá, ele conheceu um agrônomo do SENAR que o incentivou a participar dos cursos da instituição. Motivado, Antônio participou do Curso de Gestão do Agronegócio da Rede E-Tec do SENAR/PA no Polo Moju, aprofundou seus conhecimentos no Curso de Aperfeiçoamento no Manejo Tecnológico do Cacau e participou da Oficina de Confecção de Chocolates, ambos oferecidos pelo SENAR/PA. Foi nessa oficina que ele decidiu transformar sua paixão em realidade: produzir os melhores chocolates.

Com o apoio do projeto SENAR/FUNCACAU e da SEDAP – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP), Antônio participou do Festival Internacional de Chocolates e Cacau da Amazônia em 2023, em Belém. Lá, ele recebeu assessoria para criar a marca Cacau Yeshua e seus produtos, orientado pela assessoria técnica do SENAR.

Em 2024, incentivado pelo Procacau/Funcacau e SENAR-PA, ele se inscreveu no Festival do Xingu, confiante na qualidade de seu chocolate branco com cumaru, resultado de sua busca por inovação.

A persistência de Antônio Marcos foi recompensada. O chocolate branco com cumaru da Cacau Yeshua ganhou na categoria de Produto Inovação, consagrando a marca como a grande vencedora do festival. 

Mais Prêmios para o Pará
Além da vitória de Antônio de Senna, o festival também premiou outros produtores paraenses formados pelo SENAR:

Categoria Intenso:
Medalha de prata – empate técnico – Ascurra (Medicilândia) e Yeshua (Igarapé-Miri)
Medalha de bronze – Blumen (Brasil Novo)
Categoria Chocolate ao Leite:
Medalha de prata – Assurini – Abelha Cacau (Altamira)
Medalha de bronze – Cacauway (Medicilândia)
Categoria Produto Inovação:
Medalha de prata – Ascurra (Medicilândia)